As imagens abaixo são de um projeto de ampliação e reestilização de fachada. Foram criados volumes amadeirados, que tem uma justificativa além da estética. Na primeira imagem, os dois volumes verticais da esquerda estão posicionados em um local que abrigava uma janela de dormitório, demarcada com textura igual a outra janela. Na reforma, esse dormitório irá se transformar no banheiro da suíte principal. Com essa alteração da janela e para quebrar a simetria da fachada, foram criados esses volumes. O outro volume amadeirado, possui um “falso vazado” e foi criado para esconder o medidor de energia existente ali. Esses volumes, assim como os beirais e o frontão da casa (que hoje são de madeira) serão encobertos por placa cimentícia, dando aspecto de alvenaria. Confira mais sobre essa reforma e ampliação.

Na lateral da residência há outra demarcação de textura, onde hoje há uma janela que será retirada. O vão será fechado e ali instalado uma arandela, criando um efeito visual muito bonito, além de iluminar a circulação.

Para entrar na residência, não havia uma varanda, por isso, foi criado um hall externo/varanda em estilo de pergolado, solução adotada para amenizar a altura existente da calçada ao beiral. O sistema construtivo desse espaço também será placa cimentícia com estrutura metálica. São vantagens desse material, a limpeza e rapidez da obra, além do baixo peso se comparado ao sistema convencional de concreto armado.

Na sequência, o espaço que vemos é uma ampliação da área de festas existente. Além disso, houve a criação de uma suíte, cujo banheiro pode ser acessado diretamente da área de festas. Outro item, foi a criação de um volume para abrigar a caixa de água, que até então fica visível.

Todos esses detalhes, cores e revestimentos traz um ar de modernidade à casa, construída à algumas décadas.

CLARICE_FINAL03 CLARICE_FINAL04 CLARICE_FINAL05 CLARICE_FINAL06

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.