O planejamento para construir uma casa envolve muitos fatores. Alguns às vezes são ignorados, mas são fundamentais no desenvolvimento da obra. Pensa-se no projeto da casa, nos materiais que serão utilizados, na mão de obra, nos documentos e processos burocráticos e ignora-se a melhor época para iniciar a construção. E isso é muito importante, principalmente quando há pressa para terminar a obra, pois qualquer atraso será prejudicial.

img_pasi

Sendo assim, há vários fatores ligados, principalmente às influências naturais, que podem atrapalhar o desenvolvimento da obra, como a chuva. A fase inicial da construção é a principal afetada, pois envolve o preparo do terreno, construção do alicerce e levantamento das paredes. Tais etapas são feitas em espaço aberto, sujeitas, portanto às mudanças climáticas, sendo importante que o tempo esteja firme, evitando atrasos e perda de serviço já feito.

Dessa forma, a melhor época do ano para construir é no fim do verão ou início do outono, quando as chuvas são menos frequentes. Quando terminar a alvenaria e a cobertura, a chuva não interfere mais tanto.

Dica:
Deve-se planejar o início da obra e a forma de armazenar os materiais de construção, como o cimento, a areia, a argamassa e demais materiais sensíveis à umidade.

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.