Você sabe qual a importância de um projeto de arquitetura em uma obra de construção ou reforma? Será que é apenas um desenho no papel para representar as questões estéticas? E quando a obra não tem muitos detalhes, basta um pedreiro experiente para construir? Está enganado! Leia o texto abaixo e saiba porque é importante seguir o que orienta o título: não faça obra sem projeto!

Quando o proprietário abre mão do projeto para “economizar”, está cometendo um grande erro. Está trocando um planejamento da obra por surpresas que vão doer no seu bolso. E justamente quando temos pouco dinheiro, não podemos dar brecha para o desperdício de materiais, de serviço e da paciência. Pois é esse barato que muitas vezes sai caro!

O primeiro erro é quando o proprietário vai direto à mão de obra apenas com uma ideia na cabeça. E depois quando pensa que ao pesquisar um pouco na internet, vai dar conta do recado. Que não é necessário um projeto ou acompanhamento de um profissional.

não faça obra sem projeto 02O projeto é o meio que transforma informação em conhecimento. Através dele se consegue extrair informações essenciais para a obra, planejamento, orçamentos e para o gerenciamento dela. Abrir mão do projeto pode significar ver seu dinheiro indo direto para o ralo, durante a obra e quando pronta.

A escolha de um simples revestimento de parede pode interferir muito. Desde a quantidade de serviço, a forma de execução, sequência, planejamento das etapas e a especificação dos materiais complementares.

Informações como essa compõe o memorial descritivo da obra, que complementa o projeto de arquitetura. Se esta etapa for negligenciada, poderá gerar grande diferença no orçamento dos materiais previstos.

O projeto de arquitetura define com antecedência os serviços a serem executados durante a obra. Se anexado ao contrato de execução da obra com o construtor, impede que ele crie mais serviços que o necessário.

Quando não se tem o projeto que se quer contratar, o proprietário não terá meios de verificar se o serviço que está sendo executado foi feito conforme a ideia inicial, ficando à mercê de alterações na execução a qualquer tempo.

E essas alterações no canteiro sem a verificação do projeto aumenta o risco de retrabalho, reconstrução e prejuízo tanto na etapa que deu problema, como no conjunto da obra que sofre reação em cadeia. Como consequência tem-se perda de tempo e de dinheiro, sem ter como requerer ressarcimento, por falta de clareza nas informações da obra.

Pior de tudo é quando o proprietário planeja iniciar uma obra e ela tem começo, às vezes tem meio mas nunca tem fim! Tornando-se uma obra que tira o sono! Por isso, o projeto é indispensável no planejamento do tempo de obra. Pois é na fase do estudo, antes da execução, que pode-se planejar a duração da obra, conforme a urgência.

A partir da definição do projeto, também pode-se planejar etapas e tarefas. Podendo-se planejar a sequência de acordo com o custo da obra, considerando inclusive a disponibilidade de dinheiro em determinado momento.

Último ponto a ser abordado, mas um dos mais importantes, é a questão legal. O arquiteto conhece a legislação e fará o projeto de acordo com ela. Ao construir sem um projeto feito por um profissional, primeiramente você terá uma obra irregular, sujeita às penalizações da lei, incluindo multas e demolições. Além do fato de ser irregular, na regularização podem haver problemas caso tenha-se construído desrespeitando as leis. E nessa circunstância, você gastará ainda mais para adequá-la, além do valor do projeto terá o custo da correção da obra.

não faça obra sem projeto 01Agora que você está ciente de tudo o que está em jogo na sua obra eu pergunto: será que não é melhor contratar logo um arquiteto que vai fazer um projeto de acordo com suas necessidades, seus gostos, prezando pelo conforto, estética, respeitando as leis, planejando a obra e acompanhando a execução do que iniciar uma obra sem projeto, sujeito à perda de tempo, de material, vendo a duração da obra aumentando e depois ainda ser notificado de que precisa fazer a regularização? Sem sombra de dúvidas a segunda hipótese é a mais cara!

Não faça obra sem projeto! Conte sempre com profissionais que estão dispostos a viabilizar sua obra a partir do projeto e da sua experiência em obras. Evite riscos e tenha uma obra mais feliz!

Se você vai construir ou reformar, entre em contato conosco!

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.