Quer comprar luminárias e não sabe como escolher?

Sabia que elas são responsáveis pela distribuição eficiente da luz no ambiente e pelo conforto visual das pessoas, evitando ofuscamento e sombras acentuadas?

Confira abaixo os tipos existentes e saiba para quais ambientes são indicados!

Embutida

São as luminárias de embutir no forro. Transferem um visual limpo no teto formando um ambiente clean. Existem diversos tipos, com ou sem fechamento em acrílico ou vidro, direcionáveis ou fixas. Utilizado em todos os ambientes desde que tenham forro para poder embutir. Ideal para ambientes de pé direito baixo.

Plafon

Luminárias instaladas rentes ao teto, ideais para ambientes de pé direito baixo e servem como peça central do ambiente. Produzem efeito de luz indireta (onde a luz é irradiada para o teto e depois refletida no ambiente) ou luz difusa (o vidro permite uma luz geral no ambiente, iluminando-o todo, sem efeitos de luz e sombra.
Combina com diversos ambientes e é muito usado em corredores e banheiros.

embutida e plafon

Plafon pendente

Existe também o plafon pendente que conta com pendentes que trazem charme à luminária, devido a esses detalhes de vidro ou cristais, assemelham-se aos lustres.
Existem lindos modelos que ficam muito bem em salas de jantar.

Pendente

Luminárias decorativas por seu design, são penduradas e presas por cabos, ideais em ambientes que tenham pé direito médio a alto. Dão um toque decorativo especial se misturar com outros tipos de luminárias.
Geralmente utilizadas sobre mesas de jantar, bancadas, aparadores etc.

plafon pendente

Lustre

Luminária pendente de alto poder decorativo, que complementa a decoração. Frequentemente ornamentados com detalhes pendentes em vidro ou cristal que refletem a luz e dão um visual único, com muito brilho e classe.
Lustres são muito utilizados em salas de estar ou jantar, hall de entrada etc.

Spot

Luminária com aspecto funcional, seu foco de luz é centrado e direcionado, ideal para iluminar peças decorativas (quadros, esculturas, obras de arte), sendo, portanto, pouco utilizado para iluminar ambientes.

lustre spot

Abajur

Luminária apoiada sobre uma superfície (mesa, criado-mudo, etc.). Sua luz é difusa. Possui uma cúpula que recobre a lâmpada atenuando a intensidade de luz, tornando o ambiente aconchegante.
Bastante utilizada em residências, bares e restaurantes para se quer criar uma atmosfera aconchegante e confortável.

Arandela

Luminária para ser instalada na parede, produz luz difusa e ilumina indiretamente o ambiente, criando um clima aconchegante. O foco de luz pode ser para cima ou para baixo. Dependendo da forma e do material da arandela, são formados diferentes fachos de luz na parede criando desenhos luminosos.
Pode ser utilizada em todos os ambientes onde se quer dar charme e aconchego ao ambiente.

abajur e arandela
Luminária de mesa

Luminária apoiada sobre uma superfície (mesa, criado-mudo etc.) para leitura.
Utilizada sobre mesas de trabalho, escrivaninhas, criado-mudo etc.

Luminária de chão

Luminária também para leitura ou apenas decoração, esta possui base própria dispensando apoio, podendo assim ser colocada diretamente no piso. Utilizada em salas de estar, bibliotecas, etc.

luminaria de mesa e de chão

Agora você já conhece os tipos de luminárias existentes no mercado!
Mas apenas isso não garante a iluminação adequada para sua casa, pois há outros itens que devem ser levados em conta. Por exemplo: lâmpadas (quantidade e potência), posicionamento e distribuição (conforme decoração e função do ambiente), cor do ambiente (que podem refletir ou absorver a luz) e conforto térmico (algumas lâmpadas emitem calor e podem deixar o ambiente desconfortável). Um arquiteto e urbanista pode lhe auxiliar nessa tarefa, garantindo satisfação e economia, através de escolhas acertadas.

Gostou? Deixe seu comentário! 😉

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.