ECOBOGÓ012 o post Inspiração de hoje é sobre um elemento utilizado na arquitetura que eu amo de paixão: o cobogó! 😍

Mas afinal, o que é o cobogó?

Cobogó é o nome dado à elementos vazados que completam paredes e muros possibilitando ventilação e luminosidade no interior do imóvel. Esse lindo elemento foi criado sabe aonde? Aqui no Brasil! Mais precisamente, no Recife, na década de 20, pelos engenheiros: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernesto August Boeckmann e Antônio de Góis. O nome surgiu da junção da primeira sílaba dos sobrenomes dos seus criadores.

Nos locais onde a incidência solar é grande, os elementos vazados, chamados cobogós, desenham a sombra nas superfícies, criando um efeito que transforma o ambiente, tanto para quem vê de dentro quanto para quem vê de fora. Ao longo do dia e nas diferentes estações do ano, essa luz natural perpassa de formas diferentes, mudando a cada instante. Durante a noite, a luz artificial do interior do imóvel passa pelos pequenos vãos para o exterior, parecendo uma luminária urbana que interage com as sombras de seus usuários e do mobiliário. Além da função do cobogó, de permitir a iluminação e ventilação naturais, ele confere poética ao projeto de arquitetura.

Esses elementos foram inspirados na cultura árabe, que utilizam os muxarabis, elementos de madeira para fechar parcialmente os ambientes internos. Os cobogós, mesmo com sua permeabilidade visual, trazem certa privacidade ao usuário.

cobogo 02

cobogo 03

cobogo 04

Inicialmente os cobogós eram feitos de cimento e tijolo, e depois passaram a ser produzidos em cerâmica e outros materiais. Tornaram-se símbolos da arquitetura moderna brasileira e foram largamente utilizados a partir de 1935 devido à função estética e funcional. Atualmente, voltaram a ser muito utilizados, devido às suas qualidades ambientais que contribuem para um menor impacto arquitetônico das edificações.

cobogo 05

cobogo 06

Gostou da matéria? Deixe o seu comentário!

 

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.