O post de hoje é sobre paredes de cimento queimado e concreto aparente. Mas, afinal, o que é cimento queimado? E concreto aparente? Não é a mesma coisa?! Não é não. O concreto aparente é um material estrutural e não um revestimento. Ele é a própria parede, viga, laje ou pilar da construção. Concreto é uma mistura específica de areia, pedra e cimento, feito com diferentes traços para diferentes usos. Mas encontra-se maior dificuldade em obter um resultado final bem acabado. É necessário um pedreiro experiente e um bom carpinteiro. Existem muitas variáveis que possibilitam ou impedem o resultado de um belo concreto aparente.

Cozinha com cimento queimado na parede e na bancada

Cozinha com cimento queimado na parede e na bancada

Já o cimento queimado é uma opção de acabamento para quem busca uma estética diferenciada, aliada à facilidade de limpeza e manutenção. Esse acabamento é obtido através da mistura de cimento, areia e água. Muito utilizado em pisos de residências tanto rurais, quanto contemporâneas. Além de utilizado no piso, pode ser aplicado em paredes, tetos e bancadas.

Por ter caído nas graças do público, hoje já há outras alternativas ao tradicional cimento queimado. Trata-se de revestimentos que o imitam, ganhando emfacilidade de aplicação, durabilidade e visual. Pois o cimento queimado tradicional está sujeito à dilatação, trincas e um visual não muito uniforme. Mas ainda é ideal para um ar mais rústico.

Confira mais sobre o piso de cimento queimado nessa matéria: 12 Tipos de pisos indicados para sua casa.

O cimento queimado além de lindo é uma opção barata e que combina com tudo. E sua limpeza é muito fácil! Pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Pode ser usado em todos os ambientes da casa. E se você morar que faz muito calor, ele vai ser uma escolha muito acertada!

Se você gosta do efeito de cimento queimado mas não encontra quem faça ou tem receio do resultado, pode optar por pinturas com efeito, (exemplo: efeito concreto, da Suvinil). A vantagem da pintura é não precisar juntas de dilatação, você só vai precisar de uma mão obra de obra qualificada. Outra alternativa são os porcelanatos, que cada vez imitam mais esse efeito e são super fáceis de instalar e manter.

Inspire-se com essas paredes de cimento queimado e concreto aparente!
salas-02

Para não deixar o ambiente tão frio, combine com cores ou uma iluminação quente!

salas-03

paredes de ambientes bem iluminados juntamente com madeira e vegetação, super aconchegante!

salas-01

lindo em ambientes industriais ou descontraídos

sala-de-jantar

cimento queimado e concreto aparente em salas de jantar

sala-05

para maior sensação de aconchego aposte em cores alegres e quentes como o laranja!

sala-04

itens que remetem ao conforto, além de vegetação, trazem mais aconchego aos ambientes

hall

que tal usar paredes de cimento queimado ou concreto aparente no hall de entrada?!

quartos-02

para os dormitórios ficarem aconchegantes aposte na decoração

escada-e-detalhe

paredes de concreto aparente

dormitorio-e-home

cimento queimado e concreto aparente

banheiro

cimento queimado em banheiro

Gostou? Utilizaria na sua casa? Deixe o seu comentário!

Até o próximo post! Abraços

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.