As imagens abaixo são de um projeto elaborado para uma família de Rondônia, na região norte do Brasil. A casa de fazenda, com 290 m², foi totalmente planejada para o conforto térmico dos usuários. A disposição dos ambientes levou em conta a incidência solar, de modo que os dormitórios recebem o sol da manhã. Já a garagem, protegida com um ripado de madeira coberto por trepadeiras, fica à oeste. Os ambientes de maior uso foram cuidadosamente pensados para não serem afetados pelo calor das tardes. E o próprio formato da casa levou em conta o conforto, de modo que a menor face fique a oeste.

f

bTodos os ambientes contam com ventilação cruzada, favorecendo bastante a circulação dos ventos de direções norte/sul, predominantes na região. Devido ao calor de Rondônia, a residência utiliza paredes de alvenaria em conjunto com paredes de madeira. A madeira foi eleita como material para as paredes, forros e detalhes. Além de abundante na região, ela é indicada para o clima quente, pois não retém calor como a alvenaria. Janelas, portas e pés direitos altos também trazem maior conforto. Além disso, a casa elevada auxilia a circulação do ar, mantendo-a mais fresca e livre da umidade na estação das chuvas.

00

Essa casa de fazenda tem um estilo rústico e passa a sensação de conforto e aconchego, combinando perfeitamente bem com o local a ser construída (fazenda) e com o gosto pessoal dos proprietários. A residência possui os ambientes sociais integrados, arejados e com espaços amplos para receber bem. O programa de necessidades conta com: varandas, sala de estar/TV, sala de jantar, cozinha, despensa, lavanderia, garagem, instalação sanitária, sala de leitura/escritório, suíte, suíte máster e um mirante criado em um segundo piso. Anexo a casa, uma cabana rústica, com dormitório e banheiro, para uso de hóspedes. No jardim, o coqueiro existente em frente à casa, confere um charme a mais. Em outro ponto do jardim, um espaço com uma ducha para refrescar-se. Pergolado com redes para descansar às tardes, protegidos do sol e com visão para a BR e para a entrada da fazenda.

Confira abaixo mais imagens dessa casa de fazenda

g h i ia j k m n o

Obs.: projeto realizado à distância, sem conhecer pessoalmente os clientes.

O resultado? Os clientes amaram!!! 😀

E você, gostou? Deixe o seu comentário!

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.