O que é automação

Automação residencial pode ser definida como a arte de tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Assim, as tarefas do dia-a-dia são facilitadas.

Com sensores de presença, temporizadores ou até um simples toque em um botão é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para os moradores.

A tecnologia é facilmente adaptada a qualquer utilidade doméstica, sendo, expansível e flexível, pois o morador define como será beneficiado com a automação.

Tecnologia

A tecnologia está presente na vida de qualquer ser humano atualmente. E a automação em edifícios já é comum há algum tempo, por exemplo: sistemas de detecção e combate a incêndios, alarmes, câmeras de segurança, portas giratórias, sensores de presença, etc.. O que ocorre é que esses sistemas estão sendo incorporados às residências, por isso os termos: automação residencial, casa automática, domótica, residência inteligente, etc…

A revolução das redes doméstica e da automação residencial baseia-se no fato de permitir a comunicação entre dispositivos e controlá-los através de um gerenciador central, tornando tudo mais simples e automático.

Ter uma casa inteligente já é uma realidade, cabendo apenas à cada individuo definir o quanto lhe será útil, conforme seu gosto pessoal e recursos disponíveis. E o melhor: existem projetos para todos os bolsos!


Porque investir em automação?

Confira abaixo alguns dos benefícios da automação residencial

1. Segurança: De onde você estiver você pode acionar ou desligar qualquer equipamento da sua casa. Portanto, você pode pré-determinar horários para que as luzes externas e internas da sua casa sejam ligadas. Quem observa sua casa acredita que você está nela. Além disso, independente de onde estiver você tem acesso às câmeras da sua casa. Além de observar o ambiente, você pode ouvir e falar com quem está nele. Para aumentar ainda mais a segurança você pode integrar com o alarme, e receber envio de imagens e notificações por e-mail ou “push”, acionamento das luzes, cortinas e som em caso de disparo de alarme. E você ainda tem registrado tudo que acontece na casa.

2. Conforto e otimização do tempo: Acorde do seu jeito. Programe o sistema de som para ligar na sua música preferida, controle a intensidade de luz e a abertura das persianas para o sol entrar. Com apenas um ponto (celular ou tablet), você controla todos os equipamentos automatizados na sua residência.

3. Comodidade: Nada mais prático do que acionar todas as luzes com apenas um toque e criar cenas como “cinema”, “jantar” e “festa”, com suas preferências. Poder abrir e fechar cortinas (persiana motorizada), poder controlar a temperatura de vários ambientes e ainda criar um sistema de áudio e vídeo completo para sua casa!

4. Economia de dinheiro: menor e mais racional consumo de energia. Ao acessar todos os sistemas remotamente, o usuário liga apenas aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar tudo na potência máxima. Isso faz com que as luzes de um cômodo da casa, por exemplo, estejam ligadas apenas quando necessário. A intensidade das luzes pode ser ajustada para reduzir o consumo de energia em até 30%. Ao sentar-se para assistir a um filme, basta ativar o comando para que as luzes se apaguem ou fiquem mais fracas, iluminando locais em que realmente haja necessidade, sem atrapalhar a visualização da tela durante a projeção.

Em outra situação, basta a leitura da sua impressão digital para comandar todo o desligamento da casa durante uma viagem, assegurando que nada ficará descuidadamente ligado quando sua família não estiver por lá. Antes de chegar à sua casa, é possível enviar um comando e retornar a residência ao estado normal, com as luzes da garagem ligadas e o ar-condicionado já na temperatura ideal.

Além desses 4 benefícios citados há muitos outros, por exemplo: controle, flexibilidade e versatilidade, conveniência, aumento da funcionalidade e valorização dos ambientes, aumento da produtividade em ambientes de trabalho, entre outros.

Exemplos práticos de automação

1. Esqueceu as janelas abertas e há uma previsão de chuva? O sistema se encarrega de fechar e trancar as janelas evitando possíveis furtos e danos à moradia.

2. Imagine: você acaba de chegar em casa depois de um dia puxado de serviço. Reclina-se no sofá, pega seu celular ou tablet, e com alguns toques coloca a sua música preferida, liga a televisão no seu canal preferido e ainda deixa o ambiente em uma temperatura mais agradável com o ar-condicionado. Parece narração de filme, mas você por ter na sua casa!

3. Se estiver se preparando para sair de casa, basta acionar um comando único que apagará todas as luzes e luminárias da casa, fechará tanto as cortinas dos quartos como as da sala, desligará o ar-condicionado, e ainda ficará em alerta no gerenciamento das câmeras para manter a segurança do ambiente.

4. A automação residencial é capaz de assegurar que os filhos estejam em casa no horário ou estudem quando precisam. Pois a integração traz aos pais autonomia para desligar a televisão ou o computador quando é preciso ler um livro. Ou ainda diminuir a música caso ela esteja atrapalhando o sossego da casa.

5. Ao colocar sensores na porta, é possível conferir horários de saída e chegada dos filhos. Assim, você não precisa sair da cama para descobrir se eles já chegaram em casa. Basta olhar no visor para descobrir se eles estão dentro da residência. O mostrador muda de cor caso alguém tenha passado pela porta.

6. Também é possível integrar o portão automático com o GPS do seu carro. Dessa forma, ele irá abrir automaticamente quando você estiver chegando em casa.

 


 Instalação

É necessário avaliar as condições de fiação da casa quando está pronta. Mas utilizando conexões sem fio é possível instalar sem quebra-quebra. Porém, para melhores resultados o ideal é que a automação seja planejada e iniciada durante a execução da obra.


Preço

Se você ficou com vontade de automatizar sua casa, não se assuste pensando que vai custar um carro. São os níveis de automação que vão refletir o investimento. Hoje você pode automatizar apenas alguns cômodos e futuramente ampliar para o restante da casa.

  

Fontes:

Automatichouse.com.br 

Foneplan.com.br

EnerTec – Automação Residencial

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.