Diariamente desperdiçamos água potável para regar o jardim, lavar o piso, os veículos, etc. Isso pode e DEVE ser mudado! Pois a escassez de água já afeta 40% da população mundial e se continuar nesse ritmo, até 2050, 2/3 da população mundial sofrerão com a falta desse recurso vital. Que tal você fazer um melhor aproveitamento da água? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que fazer?

Você sabia que temos um recurso natural gratuito ao nosso alcance que pode nos proporcionar água de ótima qualidade para determinados usos? Pois é. A chuva! Uma água que cai do céu e é desperdiçada! Na Alemanha essa água já é coletada e armazenada em sistemas individuais, para aproveitamento. É muito importante utilizar essa água, pois assim, diminuímos a escassez que já atinge várias regiões do Brasil. Aproveitando essa água para usos não potáveis, geramos uma economia de mais de 50% no gasto de água potável.

 aproveitamento-da-agua

 

Como a água da chuva pode ser utilizada?

A água é coletada do telhado por meio de calhas, passa por filtros e vai para um reservatório (cisterna). Da cisterna, ela pode ser utilizada através de uma torneira ou mangueira no próprio jardim. No caso de utilização da água no interior da residência, o projeto deve considerar uma bomba para o recalque e armazenamento em um reservatório superior separado, de onde será canalizada para ser utilizada nas bacias sanitárias, tanque, máquina de lavar e torneira no jardim. Dessa forma, a edificação terá 2 reservatórios. Um ponto importante é que deverá haver meio de transferência de água potável para o reservatório não potável, para manter o funcionamento dos equipamentos em períodos de estiagem prolongada. Muito simples! Mas é importante que isso seja considerado no projeto e construção da residência para que funcione perfeitamente e não comprometa a estética da edificação.

Quanto Custa um Sistema de Aproveitamento de Água da Chuva?

O preço varia de acordo com o projeto, uma vez que cada telhado demanda configurações de componentes diversificadas. Mas vale ressaltar que um sistema de aproveitamento de água da chuva é na verdade um investimento que além de gerar retorno financeiro valoriza o imóvel.

Outras medidas

Além do aproveitamento da água da chuva há outras medidas que podem ser adotadas em sua casa para reduzir o consumo de água potável. Além de diminuir o tempo no banho e de manter as torneiras fechadas enquanto não estiver usando, você pode:
• Fazer reuso da água originada do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar as calçadas;
• Reduzir a vazão de água das torneiras utilizando redutores. Você reduz até 80% o consumo, é barato, fácil de instalar e a sensação de água mantem-se quase a mesma;
• Utilize vasos sanitários com caixa acoplada, onde o fluxo é limitado por acionamento.

 

Agora você já sabe como funcionam as cisternas e sua importância! Faça sua parte! 🙂

Ficou com alguma dúvida sobre o aproveitamento da água com cisternas? Entre em contato comigo para que eu possa lhe ajudar. E se você tem cisterna em sua casa, deixe seu comentário!

Arquiteta e Urbanista, catarinense, apaixonada pela profissão. Atua no mercado de arquitetura e interiores residenciais no extremo oeste de Santa Catarina.